segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Resumo do conto: "O Retrato Oval"

Um cavaleiro chegara ferido num cavalo com o seu servo a um castelo o qual parecia abandonado recentemente. Uma decoração rica, porém estragada.
Nas paredes do quarto em que o cavaleiro ficara, eram pendurados várias pinturas modernas, porém alegres. A arquitetura bizarra tornava as pinturas necessárias. O cavaleiro sentiu grande interesse.
O cavaleiro ordenou ao seu servo que fechasse os maciços postigos do quarto, pois já era noite, que acendesse os bicos de um alto candelabro que estava à cabeceira da cama e que corresse de par em par as cortinas franjadas de veludo preto que envolviam o leito.
O cavaleiro pediu tudo isso porque se não adormecesse, poder contemplar os quadros e ler um diário que ele achou sobre a almofada. Esse diário descrevia e criticava os quadros.
Ele leu por muitas horas o diário e contemplou os quadros enquanto as horas se passavam. Ele mudou o candelabro de posição, revelando um canto do quarto o qual não tinha visto. E assim é que viu um retrato de uma jovem virando adulta.
Essa jovem tinha um marido que passou a vida inteira dela pintando-a. E no final da obra, ela estava morta!